Parceria

Foi assinado no dia 25 de Outubro o Memorando de Entendimento entre o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU) e a rede GigaCandanga, firmando uma parceria que abre possibilidades para a ampliação dos trabalhos realizados e que permitirá que pesquisadores se utilizem da infraestrutura da rede GigaCandanga para suprir demandas da sociedade.

Da GigaCandanga

O CEFTRU é um centro multidisciplinar de Ciência e Tecnologia em Transportes, criado em 1996,  é ligado à Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB). Seu trabalho é voltado para a mobilidade urbana, por meio de produção e inovação tecnológica, buscando soluções sustentáveis, inteligentes e inovadoras. Com o apoio da GigaCandanga, o CEFTRU terá acesso a toda a infraestrutura de conectividade, ampliando o seu impacto na sociedade.

 

O documento foi firmado na sede do CEFTRU durante o workshop sobre cidades inteligentes, e contou com a participação da Decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília; Diretor da Faculdade de Tecnologia, Antônio Brasil; Coordenador do Parque Tecnológico da UnB, Professor Roberto, Coordenador Geral do CEFTRU Professor Pastor; Presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga, Professor Leonardo Lazarte; e o Diretor Geral da RNP, Dr. Nelson Simões.

 

O desafio atual para a rede GigaCandanga é criar aplicações que se beneficiem da sua infraestrutura e conectividade, gerando soluções criativas para a sociedade. O CEFTRU já possui larga experiência em responder à essas demandas, e com o acesso de uma infraestrutura privilegiada poderá aumentar e melhorar o serviço de suas aplicações.

 

O Presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga considerou, em sua fala a assinatura deste memorando, um salto para toda a rede. Com a parceria em andamento, parte da sede do CEFTRU será cedida para a GigaCandanga, e será utilizada pelo Centro de Operações da rede. A GigaCandanga espera atender à sociedade e ir além das demandas do ensino e pesquisa que já estão em curso.

 

Ao final das falas e da assinatura do memorando, foram ouvidos diversos professores e pesquisadores que apresentaram seus trabalhos e contribuíram com ideias para inovação e pesquisa dentro das novas perspectivas apresentadas.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.