SIMTP - Sistema de Geração Automática de Informações e Mapas Octalienares para os Usuários de Transporte Público
O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de um protótipo de
Sistema de Informação para os Usuários do Transporte Publico que utiliza o
desenho automático e em tempo real de Mapas Octalineares (SIMTP).
Os objetivos específicos são os seguintes:
i) Desenvolvimento do modulo administrativo para Sistema de
Informações de Transporte Público via web;
ii) Desenvolvimento do modulo de consulta e geração de
esquematizações octalineares;
iii) Desenvolvimento do modulo exportação Feed de Dados Google
Transit;
iv) Desenvolvimento do módulo do Sistema de Informações Intraveicular
v) Desenvolvimento do modulo do Sistema de Informação para Pontos
de Parada;
vi) Desenvolvimento do modulo do Sistema de Informação Mobile
MAPROEX - Mapeamento e Modelagem de Processos de Negócios do Sistema de Material do Exército Brasileiro
Logo se percebeu a imprescindibilidade de mapear os processos de negócios para dar subsídios ao desenvolvimento de um sistema. Com foco na modernização e eficiência do SIMATEx, originou o termo de descentralização 14-150-00 e iniciou-se o projeto em setembro de 2014 quando, foi criado o nome MAPROEx. Em 02 de novembro a equipe de colaboradores já estava selecionada e capacitada.
Esse termo de descentralização entre o Exército Brasileiro e a Fundação Universidade de Brasília (UnB)/Departamento de Engenharia de Produção (EPR)/ Centro Interdisciplinar de Estudos em Transporte, ( CEFTRU ) tem como objetivo promover o estudo logístico, mapeamento e modelagem de processos de negócios do Sistema de Material do Exército Brasileiro. Para executar essa missão o projeto é constituído de uma equipe de Professores Doutores, Engenheiros de Produção, Engenheiros de Software, Engenheiros de Rede, Cientistas da Computação, alunos de graduação em Engenharia de Produção e de Software e profissionais de distintas áreas.
A equipe atualmente é composta por 50 colaboradores sendo eles 5 Professores Doutores; 21 Colaboradores uns mestres e outros mestrandos; 24 Estagiários de Engenharia de Produção e de Software. Essa equipe tem fomentado conhecimento através das pesquisas e do trabalho realizado gerando os produtos objeto desse termo.
O papel do projeto para formação acadêmica tem sido cumprido, uma vez que tem despertado a inquietação no aluno para ampliação e aperfeiçoamento do aprendizado com a analise dos processos mapeados e enquanto academia, comparar com as melhores práticas identificadas por meio da literatura, com o objetivo de propiciar reflexões no ‘’ status- quo ‘’ dos processos atuais, que os leva a pensar e agir sobre a melhor forma para a realização das atividades logísticas, tal experiência tem sido de grande valia e é uma das grandes contribuiçãoes da Universidade.
Programa Carona Solidária UnB- Carona Phone
O UnB Carona Solidária é um Programa que visa uma alternativa sócioambiental ao transporte para a Universidade. A proposta é resultado da agregação coordenada das diversas iniciativas existentes ao interior da Universidade, envolvendo alunos, professores e funcionários.
Essas iniciativas que foram surgindo ao longo dos anos estão sensibilizadas na solução aos problemas da mobilidade no Campus Darcy Ribeiro e dos Campus Avançados da UnB. Inicialmente se apresenta como uma solução sustentável de transportes, que proporcionará uma diminuição do tráfego e da emissão de poluentes no meio ambiente.
Como resultado direto da implantação da UnB Carona Solidária das condições do trânsito no perímetro e ao interior do Campus, espera-se a diminuição da quantidade de veículos circulantes, evitando congestionamentos e acidentes, aumentando a segurança e utilizando de forma racional os estacionamentos.
O Programa UnB Carona Solidária apresenta-se como uma opção de transporte solidário, impactado nas condições de mobilidade dos usuários do Campus, permitindo uma economia de tempo e dinheiro com o aumento da ocupação interna dos veículos e a distribuição dos custos do combustível. Além disso, permitirá diretamente a promoção da interação social entre os diversos usuários do Campus.
Quanto à projeção sócio-ambiental da Universidade no contexto de Brasília, o UnB Carona Solidária possibilitará a inserção da imagem da UnB nas questões de mobilidade sustentável, colocando-a em um seleto grupo das universidades no Brasil e no exterior que já utilizam desse modo de transporte, como a UNICAMP, UFMG, STANFORD.
CARONA PHONE
A partir de 2014 o Programa Carona Solidária UnB tem recebido o apoio e adesão do Carona Phone, que é uma solução de inovadora de carona solidária que traz um novo conceito tecnológico em mobilidade urbana sustentável com foco em caronas urbanas, diárias e em tempo real.
A plataforma para dispositivos móveis Carona Phone é a uma solução de caráter solidário, que nos leva ao estabelecimento e construção de uma cultura da mobilidade urbana compartilhada que pode ser implementada no DF e No Brasil. O tratamento tradicional da mobilidade urbana passa por uma fase de ruptura e de mudança paradigmática com o surgimento das novas tecnologias, ou tecnologias disruptivas. O Carona Phone, surge nesse contexto como uma solução inovadora, tecnológica e sustentável que coloca o DF em destaque no contexto nacional e internacional. Assim, a seguir elencamos nove princípios que norteiam os produtos, tangíveis e intangíveis e os impactos esperados do Carona Phone:
1.- O Carona Phone como UMA OPÇÃO DE COMPARTILHAMENTO SOCIAL E SOLIDÁRIO DA MOBILIDADE. O lançamento do aplicativo possibilitará, no contexto atual e crescente de uso de celulares por todas as camadas da população, tanto no DF como na RIDE-DF e no Brasil, a sua utilização gratuita e com isso a construção do caráter social e solidário da mobilidade na população usuária.
2.- O Carona Phone como UM PROMOTOR DA ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA DA MOBILIDADE. Ao ser difundido em toda a região do DF e da RIDE-DF, os efeitos do compartilhamento solidário serão rapidamente percebidos pelos usuários o que levará a sua incorporação como uma prática saudável na economia familiar. Aspectos esses que são considerados nas funcionalidades do Carona Phone.
3.- O Carona Phone como UM FACILITADOR DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL. O uso do aplicativo possibilitará a diminuição de veículos particulares circulando com baixa ocupação, facilitando o fluxo e circulação e otimizando o uso do espaço viário, do sistema urbano e a diminuição dos efeitos correlatos dos congestionamentos.
4.- O Carona Phone como UMA OPÇÃO SEGURA PARA A PRÁTICA DA MOBILIDADE COMPARTILHADA. No contexto atual do transporte informal e de todos os seus agravantes, a forma como está idealizado o cadastramento e uso do aplicativo assegura que os usuários do Carona Phone conheçam os seus parceiros da carona e os trajetos dos deslocamentos, inibindo práticas predatórias e inseguras.
5.- O Carona Phone como EXEMPLO DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL. Pelo seu caráter propositivo solidário, no contexto atual, o Carona Phone se constitui no primeiro projeto no DF que trata da mobilidade solidária. Ao oferecer opções de compartilhamento segundo as características dos seus usuários, o Carona Phone, promove o surgimento de novas formas de empreendedorismo da mobilidade.
6.- O Carona Phone como UMA SOLUÇÃO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL para o DF, a RIDE-DF e o Brasil. Diante da situação precária das opções de mobilidade para a população, o Carona Phone poderá ser utilizado de forma individual, por grupos de amigos, conhecidos, assim como funcionários de instituições públicas ou privadas, que tenham origens e destinos próximos e os mesmos trajetos de deslocamento, promovendo sua integração, a solução dos seus problemas de mobilidade, impactando diretamente na diminuição dos seus orçamentos de custo e tempo.
7.- O Carona Phone como VEICULADOR DA INTEGRAÇÃO SOCIAL DOS USUÁRIOS. Pelas suas funcionalidades, o uso do Carona Phone, propiciará a integração social das pessoas que venham a compartilhar o mesmo espaço dentro do veículo nos seus deslocamentos, gerando relacionamentos e fortalecendo amizades.
8.- O Carona Phone como UMA PLATAFORMA PARA ANÁLISE DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL COMPARTILHADA. Dados e informações de pesquisas em transportes geralmente são onerosas e muitas das vezes quando coletadas dificilmente são atualizados, não acompanhando assim as mudanças dinâmicas sociais e urbanas no contexto da mobilidade. O uso do Carona Phone proporcionará uma base de dados robusta (Big Data) sobre mobilidade que poderá subsidiar as análises sobre o comportamento dos usuários e desenvolver soluções necessárias para mudanças das políticas de transporte sobre mobilidade urbana. Tais soluções podem ser discutidas junto aos órgãos gestores da mobilidade correspondentes do DF e da RIDE-DF.
9.- O Carona Phone como UMA PLATAFORMA PARA UMA CIDADE INTELIGENTE (SMART CITY). O Carona Phone, pela sua concepção e os conceitos inovadores tecnológicos facilmente poderá servir como um aporte na construção de uma Smart City. O seu caráter inovador no uso das tecnologias do Google, Facebook, e Google Cloud Messaging, possibilitam a sua integração num projeto de uma Brasília, DF, e RIDE-DF como cidades inteligentes.